Em mais uma edição do Conecta Terceiro Setor, videocast da Escola Aberta do Terceiro Setor, o relevante papel das Organizações da Sociedade Civil ganha destaque. E na edição gravada com o empresário Leonardo Letelier, da Sitawi Finanças do Bem, vamos conhecer um pouco mais sobre como os investimentos financeiros alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), podem ser mecanismos financeiros atrativos tanto para o empreendedor social quanto para o investidor de impacto.

O impacto positivo gera benefícios para a sociedade ou meio ambiente. No entanto, a intencionalidade é o que realmente distingue ações com impacto. Letelier explica que, ao contrário de empresas que buscam lucro, aquelas que têm um propósito de impacto social se esforçam para manter esse impacto mesmo em tempos difíceis.

Ainda segundo ele, é importante entender a diferença entre doação e investimento. “A doação é um ato sem expectativa de retorno financeiro, enquanto o investimento envolve a expectativa de retorno, mesmo que o impacto social seja o principal objetivo”, explica o economista.

Letelier aponta duas tendências principais: a democratização do acesso aos investimentos de impacto e a crescente preocupação com questões climáticas. “A emergência climática está levando a um aumento na busca por soluções que não apenas gerem retorno financeiro, mas também abordem mitigações dos problemas ambientais críticos”, conta.

ESG e Investimentos de Impacto

Os critérios ESG (Ambiental, Social e Governança) são frequentemente utilizados no mercado financeiro. Letelier explica que, embora os investimentos de impacto e ESG compartilhem algumas semelhanças, suas motivações e resultados podem ser diferentes. Mas ambos são de extrema importância nos dias atuais.

A Cultura de Doação no Brasil

Leonardo destaca que a doação deve ser uma prática contínua, não apenas em momentos de emergência. Uma Cultura de Doação mais robusta poderia levar a um aumento significativo no apoio a causas sociais e ambientais. Inclusive no fomento de Fundos Patrimoniais que visam fortalecer a solidez financeira de uma instituição.

Dicas para Gestores de Organizações do Terceiro Setor

Letelier fornece conselhos valiosos para gestores de organizações sociais. Ele destaca a importância da consolidação de processos, da flexibilidade e da institucionalização do conhecimento. “Além disso, os gestores devem aprender continuamente e compreender que o crescimento leva tempo, e uma dica é conhecer os cursos da Escola Aberta do Terceiro Setor”, enfatiza.

Conecta Terceiro Setor

Para assistir na íntegra à entrevista com o economista Leonardo Letelier basta clicar aqui. O Conecta Terceiro Setor é uma iniciativa que apresenta as melhores práticas de gestão e governança nas Organizações da Sociedade Civil e semanalmente você pode acompanhar uma nova edição.