O conceito de gentileza e generosidade está se tornando cada vez mais relevante em nossa sociedade. À medida que enfrentamos desafios globais, a capacidade de agir com empatia e solidariedade é fundamental para moldar um futuro melhor. Em entrevista para o Conecta Terceiro Setor, videocast da Escola Aberta do Terceiro Setor, Marina Pechlivanis, sócia da Umbigo do Mundo, idealizadora da Plataforma de Educação para Gentileza e Generosidade e professora voluntária da Escola Aberta apresenta a plataforma que idealizou e como a educação para a gentileza e generosidade pode transformar comunidades e impactar vidas, além de contar sua trajetória profissional na comunicação empresarial e no Terceiro Setor.

Impacto da gentileza nas comunidades

A Importância da Gentileza e Generosidade

A gentileza e a generosidade são qualidades que podem parecer simples, mas têm um impacto profundo nas relações humanas e na sociedade como um todo. Marina afirma que “quando praticamos atos de bondade, criamos um ambiente mais acolhedor e solidário. Isso é especialmente importante em tempos de polarização e desafios sociais”.

Gentileza como uma Prática Cotidiana

Durante a entrevista, ela ainda afirma que incorporar a gentileza no nosso dia a dia não requer grandes esforços. “Pequenos gestos, como um sorriso, um agradecimento ou ajudar alguém em necessidade, podem fazer uma diferença significativa. Além disso, a gentileza é contagiante: ao sermos gentis, inspiramos outros a fazerem o mesmo”, explica.

Educação para Gentileza e Generosidade

Um dos principais caminhos para promover a gentileza e a generosidade é através da educação. A plataforma de Educação para Gentileza e Generosidade foi criada para ensinar esses valores desde a infância. “Ao educar as crianças sobre a importância de serem gentis e generosas, estamos formando adultos mais empáticos e conscientes”, afirma Marina. A plataforma desenvolveu sete princípios interdisciplinares: gentileza, generosidade, solidariedade, sustentabilidade, diversidade, respeito e cidadania. Esses princípios são essenciais para formar indivíduos que não apenas se preocupam com si mesmos, mas também com o bem-estar da comunidade.

Impacto da Gentileza na Sociedade

Estudos mostram que a prática da gentileza pode levar a comunidades mais coesas e solidárias. Quando as pessoas se unem em torno de valores como a generosidade, elas criam redes de apoio que podem ajudar a resolver problemas sociais complexos.

O Papel das Organizações da Sociedade Civil

As organizações da sociedade civil desempenham um papel crucial na promoção da gentileza e generosidade. Elas são frequentemente as primeiras a responder a crises e a mobilizar a comunidade para ações solidárias. A colaboração entre essas organizações e a sociedade é vital para maximizar o impacto de suas iniciativas.

Durante sua fala no Conecta Terceiro Setor, Marina ressaltou que para construir um futuro mais gentil e generoso, é fundamental que cada um de nós faça a sua parte. “Isso pode ser feito através de pequenas ações diárias que promovam a empatia e o respeito. A educação para a gentileza e generosidade deve ser uma prioridade em nossas escolas e comunidades. A gentileza e a generosidade são essenciais para criar um mundo melhor. Ao educar as novas gerações sobre a importância desses valores, podemos promover uma sociedade mais solidária e coesa. Cada ato de bondade conta, e juntos podemos fazer a diferença”.

Para acompanhar a entrevista na íntegra, acesse mais essa edição do Conecta Terceiro Setor, um espaço de conteúdo e aprendizado para o fortalecimento institucional das Organizações da Sociedade Civil.