Elementos da gestão para o terceiro setor - Escola Aberta do 3º Setor

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Elementos da gestão para o terceiro setor

CURSO GRATUITO

Material incluso

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Vídeos

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Textos

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Horas de curso

Sobre o curso

O curso tem como propósito despertar o interesse e ampliar a compreensão inicial sobre práticas de gestão aplicadas ao contexto do terceiro setor. Voltado para gestores e colaboradores de Organizações da Sociedade Civil, oferece uma introdução às principais temáticas que envolvem a atuação estratégica e eficiente dessas instituições.

Ao entrar em contato com conceitos fundamentais de gestão, os participantes têm a oportunidade de refletir sobre suas práticas e identificar caminhos para aprimorar a condução de suas iniciativas. Esse movimento inicial de conscientização contribui para fortalecer o impacto social das organizações, promovendo uma atuação mais alinhada com seus objetivos e com as demandas da sociedade.

Aulas

Aula 1 - Conceitos de Planejamento

Aula 2 - Estratégia

Aula 3 - Estatuto Social

Aula 4 - Governança e Terceiro Setor

Aula 5 - A importância do Líder e do Gestor para as organizações do Terceiro Setor

Aula 6 - Os impactos da liderança e gestão fortes para as organizações do Terceiro Setor

Aula 7 - Compreender os processos e gerenciamento de processos de negócios

Aula 8 - Processos nas organizações

Aula 9 - Vídeo Compreensão dos processos comunicativos

Aula 10 - Comunicação

Aula 11 - Mobilização de Recursos: Captação e mobilização

Aula 12 - Mobilização de Recursos: Recursos e atividades

Aula 13 - Etapas da Gestão Financeira em uma organização social

Aula 14 - Importância da gestão Financeira nas organizações sociais

Aula 15 - A lógica de elaboração de projetos

Aula 16 - Exemplo de estruturação de um projeto social

Certificado

Após a conclusão de 100% das atividades das aulas e nota mínima de 75% nas avaliações do curso é possível emitir o Certificado de Conclusão.

Especialista(s)

Ana Amélia

Mestre pela UFMG em Psicologia Social área de concentração: saúde e trabalho, ano de defesa da dissertação 2009. Possui graduação em PSICOLOGIA pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1987), além de pós-graduações em Administração de Recursos Humanos (1988) e Administração da Qualidade e Produtividade (1992) no Centro Universitário UNA e em Educação Contemporânea e Docência, pela Faculdade Arnaldo (2022). Professora da Fundação Dom Cabral - FDC, em programas de Formação de Lideranças, no módulo de Gestão de Pessoas desde 2018, Professora no curso de graduação de Psicologia na Faculdade Arnaldo desde 2019,Professora no curso de graduação de Psicologia na FEAD desde 2016, na disciplina: Psicologia Organizacional e do Trabalho, Professora Assistente na UNA do curso de Psicologia nas seguintes disciplinas: Saúde e Trabalho, Psicodiagnóstico Organizacional, Psicologia Sócio Histórica e Formulação de Políticas do Trabalho. Atualmente é Analista de Políticas Públicas/psicólogo, na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, desde 1997, atuação na Saúde do Trabalhador com Psicodiagnostico e acompanhamento da readaptação funcional. Trabalha como consultora em psicologia do trabalho e organizacional em empresas privadas nas áreas de saúde mental do trabalhador, programa de desenvolvimento de lideranças, desenvolvimento de equipes e clínica do trabalho. Atuou como consultora em empresas tais como: Magneti Marelli, Iveco, Laboratórios Aché, BR Foods, Grupo Pão de Açúcar, Votorantim Cimentos, Banco Mercantil do Brasil dentre outros. É professora convidada do MBA em Gestão de Pessoas no Pitágoras Núcleo de Pós Graduação, nas disciplinas Consultoria Interna e Externa e Coaching, liderança e mudança pessoal, bem como do curso de Pós Graduação em Psicologia do Trabalho do Centro de Extensão Universitária - CENEX da UFMG, lecionando as disciplinas: Poder nas Instituições e Trabalho e Psicologia do Trabalho.

Ana Catarina Lima Silva

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Atualmente é professora e orientadora da Fundação Dom Cabral, sócia-diretora da Oficina Funcional (fábrica de alimentos Low Carb), diretora da empresa de assessoria e consultoria ZNT Group, em que atua em consultoria, palestras, treinamento e assessoria estratégica. Criadora, coordenadora e professora nas especializações na PUC Minas Virtual em Gestão Estratégica de Processos de Negócio e na pós de Transformação Digital com foco na Experiência do Cliente. Ainda na PUC Minas, é criadora, coordenadora e professora do MBA presencial em Gestão Estratégica de Processos de Negócio e dos pós-graduação em Gestão de Negócio, Empreendedorismo e Inovação; Estratégia Nutricional de Baixo Carboidrato; Gestão Ágil de Processos; Gerenciamento de Processos de Negócio. Atua também professora em cursos de pós-graduação de Logística, Gestão de Compras, Gestão de Projetos. Tem experiência na área de Administração, Estratégia, Negociação, Administração da Produção, Gestão de Projetos, Governança (corporativa e de TI), Tecnologias, Organização e Gestão do Tempo, atuando principalmente nos seguintes temas: BPM - Business Process Management, gestão de processos de negócios, gestão de processos, gestão e tecnologia da informação e comunicações. Autora de livro sobre BPM, pela editora Bookess (2017).

Carlos Eduardo Freitas Costa

Carlos Eduardo Freitas Costa é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Marketing pela CEPEDERH-UNA, em Finanças Empresariais pela Fundação Getúlio Vargas e mestre em Administração pela PUC-Minas. É docente de programas de MBA na área de Finanças e Economia. Professor convidado da Fundação Dom Cabral, já tendo atuado na especialização e nos programas Raízes, Basis e ATPS – Agente de Transformação e Prosperidade Social. É colunista semanal do jornal Super Notícia, onde assina a coluna Meu Dinheiro. É autor da coleção Meu Dinheirinho que apresenta as seguintes obras infantis: “O que vou ser quando crescer? ”, “Volta às aulas”, “Moedinhas que valem um milhão” e “O bem multiplicado”. Também é autor do livro "Sim! Dinheiro é assunto para crianças!", no qual busca mostrar aos pais a importância de lidar com a educação financeira de seus filhos. Publicou os livros “Meu Dinheiro” e “Meu Dinheiro 2” onde são discutidos temas importantes sobre finanças pessoais de uma forma que ajude os leitores a melhorarem o seu relacionamento com o dinheiro. Publicou recentemente o livro “Duda e João Pedro em uma aventura sustentável”, que une educação financeira e educação ambiental. Palestrante sobre Educação Financeira e Gestão Financeira, já tendo atuado em pequenas, médias e grandes empresas.

Daniela Balbina

Daniela Balbina Marra iniciou seus estudos universitários em Contabilidade, percorrendo uma jornada acadêmica pelas Finanças Corporativas e Gestão Econômica, em seu mestrado acadêmico. Atualmente está focada no design estratégico de projetos de sustentabilidade centrado no humano. Obteve experiências importantes de tecnologia, processo, governança, controladoria, mobilização de recursos, pessoas e criação de modelos de negócios de impacto social. Uma das minhas atribuições favoritas foi desenvolver processos para integração de sistemas ERP, automatizando atividades, criando melhorias de controles internos do overhead, capex e opex e liberando os gestores para funções de liderança, com elaboração de relatórios e indicadores de gestão financeira e de pessoas. Adoro provocar reflexões e promover um ambiente diferenciado de criação de soluções, pesquisar a profundidade das dores organizacionais e humanas, construir e trabalhar em equipes diversas, encontrar conexões inesperadas, jogar vôlei e viajar para conhecer as artes do mundo. Utiliza abordagens contemporâneas em projetos desde PMBOK ao Design Thinking, passando por metodologias de gestão de mudanças, politicas de ESG, ODS – Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, liderança e resultados.

Luna Gutierres

Formada em Direito, com MBA executivo em marketing pelo IBMEC e Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC de São Paulo. Com experiência de 25 anos no desenvolvimento de estratégias de marca, relacionamento e digital para empresas como: Banco Itaú, Bombril, Claro, Fundação Abrinq, GM, GS1, GSK, IBM, Instituto Ayrton Senna, Instituto Ethos, Microsoft, Pirelli, Porto Seguro, SENAC, Tecnisa, entre outros. Sua trajetória profissional contempla experiência em Atendimento, Planejamento e Direção Geral de diferentes perfis de agências: Souza Aranha; Diretora de marketing direto da JWT; Diretora geral da GreyZest; Head of planning e diretora de operações da Ogilvy One; Salem e Sócia fundadora e VP de planejamento e atendimento da Repense, agência multidisciplinar.

Oswaldo Barbosa

Oswaldo Barbosa é professor associado da FDC nas áreas de Estratégia, Finanças e Sustentabilidade. Doutor em Administração pela PUC Minas. É mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro; Especialista em Gestão e Elaboração de Projetos Internacionais com ênfase no Terceiro Setor e Contador pela PUC Minas. É certificado e instrutor autorizado na metodologia do Project DPro. Atua na gestão de organizações do Terceiro Setor há cerca de 20 anos. Trabalha com a gestão de projetos de inclusão de pessoas com deficiência, nas áreas de trabalho e educação há 15 anos. Sua tese de doutorado é sobre o método do Emprego Apoiado e é o responsável pela criação do IMGI – índice de Maturidade em Gestão Inclusiva que é uma tecnologia social que facilita o desenvolvimento de projetos inclusivos nas empresas. Trabalha como OT - Orientador Técnico em organizações sociais do Programa de Organizações Sociais - POS da FDC e do Movimento Pra>frente. Foi Diretor Financeiro da FUNDAMIG – Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado na gestão 2016/2018 e é o atual presidente da Anea - Associação Nacional do Emprego Apoiado.

Renato Dolabella Melo

Pós-doutorado e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2021 e 2010). Doutor e Mestre em Propriedade Intelectual e Inovação pela Academia do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (2018 e 2008). Pós-graduado em Direito de Empresa pelo CAD/Universidade Gama Filho (2008). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Professor universitário e advogado. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Propriedade Intelectual, Direito do Terceiro Setor, Cultura, Econômico, Administrativo e Empresarial. Professor de Direito Econômico, Direito do Consumidor, Propriedade Intelectual, Direito do Terceiro Setor, Direito da Cultura e do Entretenimento e Metodologia Científica nos cursos de capacitação, extensão, graduação e pós-graduação da Fundação Dom Cabral, da PUC, do IBMEC, da Fumec, da Faculdade Cedin e da Universidade do Estado do Amazonas.