Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda e aceita nossa Política de Privacidade.

Se preferir, informe quais cookies você permite utilizarmos clicando aqui.

Política de Cookies

Cookies são arquivos que auxiliam no reconhecimento do seu acesso ao site. Para personalizar e melhorar sua experiência, sugerir conteúdos de acordo com seu perfil, e facilitando a navegação de forma segura. Abaixo, temos a descrição de quais são os tipos de Cookies que usamos . Caso tenha dúvidas, acesse a nossa Política de Privacidade.

Tipos de Cookies que usamos

Essenciais

Estes cookies são imprescindíveis para a operação do site. A opção de usá-los vem selecionada por padrão, pois sem eles, a navegação fica comprometida e você não consegue aproveitar algumas funcionalidades básicas que o nosso site oferece.

Escola Aberta do Terceiro Setor

Cursos

Blog

Link copiado para área de transferência

Para fazer essa ação você precisar estar logado na plataforma.

Gestão

Como usar IA para se relacionar com a imprensa

CURSO GRATUITO

Material incluso

Icon Video 5

Vídeos

Icon Test 2

Textos

Icon Document 1

Provas

Icon Time 3

Horas de curso

A inteligência artificial (IA) é uma ferramenta poderosa para aprimorar a comunicação com a imprensa, trazendo eficiência a um processo que exige estratégia e agilidade. Com a IA, é possível identificar os jornalistas e veículos mais relevantes para o seu tema, segmentando contatos com base em interesses e áreas de atuação.  

Além disso, ferramentas de IA ajudam a monitorar notícias em tempo real, proporcionando insights valiosos para antecipar tendências ou ajustar narrativas a demandas atuais.  

Na prática, a IA pode auxiliar na criação de releases, e-mails e materiais personalizados, tornando a abordagem do trabalho de uma organização da sociedade civil mais assertiva e atraente. Outro recurso importante é a análise de dados, que permite avaliar o impacto de campanhas e interações, ajustando estratégias em tempo real. Ao incorporar a IA, o relacionamento com a imprensa se torna mais estratégico, eficiente e direcionado à ampliação da comunicação do impacto social causado pela OSC. 

Conteúdo do curso:
Aula 1 – Como transformar informação em notícia
Aula 2 – Como preparar um release para o veículo de comunicação
Aula 3 – Pensando como um Assessor de Imprensa
Aula 4 – Como dar entrevista à imprensa
Aula 5 – Os cuidados com o ChatGPT

Certificado

Após a conclusão de 100% das atividades das aulas e nota mínima de 75% nas avaliações do curso é possível emitir o Certificado de Conclusão.

Especialista(s)

Adriana Souza e Silva

Jornalista, com bacharel em Ciências Sociais, MBA em Economia, Pós-Graduação em Empreendedorismo Social e certificada internacionalmente em Gestão de Projetos (PDMPro®). Há 9 anos, está à frente da Agência Pauta Social. É também editora-chefe do portal Nota Social. Como repórter, trabalhou na Folha de S.Paulo, revistas Veja e IstoÉ, rádio CBN e TV Cultura. Antes de atuar com OSCs, era consultora para gestão de crise e media training em empresas do mercado financeiro.