A inteligência artificial tem o potencial de revolucionar como as ONGs operam, oferecendo soluções eficazes para os desafios mais complexos. Ferramentas de IA podem automatizar tarefas repetitivas, melhorar a gestão de recursos, personalizar a comunicação com doadores e voluntários, e aumentar a eficiência das campanhas de captação de recursos.

No Brasil, onde muitas ONGs ainda enfrentam dificuldades para implementar tecnologias avançadas, o uso da IA pode ser um divisor de águas. Segundo dados do Comitê Gestor da Internet (CGI.br), apenas 36% das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) brasileiras têm uma página própria na internet, e somente 22% das que estão presentes na web recebem doações online. A implementação de IA pode ajudar a mudar esse cenário, tornando as organizações mais eficazes e com soluções revolucionárias!

“O papel do terceiro setor é mostrar que a IA pode ser implementada em projetos que vão além do âmbito comercial, que façam diferença significativa na vida das pessoas e na preservação do meio ambiente. Não tem como fugir dessa revolução – aliar-se a ela, buscando sustentabilidade e o bem social, é a maneira mais expressiva de demonstrar sua capacidade inovadora.” (Fonte: IA para ONGs, BC Marketing)

Quais são os benefícios de implementar IA nas ONGs?

É muito comum ver gestores e voluntários do terceiro setor acumularem muita demanda, desde a operação até a estratégia. Ao otimizar os trabalhos com o auxílio da IA, esses profissionais ganham tempo para focar no que realmente importa: as suas missões e projetos.

Por isso, a implementação de ferramentas de IA oferece inúmeros benefícios para as ONGs, incluindo:

• Automatização de processos: redução de tarefas repetitivas, permitindo que os colaboradores foquem em atividades estratégicas
  • Melhoria na captação de recursos: personalização de campanhas e comunicação, aumentando a eficácia na captação de doações
  • Gestão eficiente de recursos: melhor administração de dados e recursos, otimizando a alocação e uso deles
  • Aumento da visibilidade: ferramentas de SEO e otimização de conteúdo para aumentar a presença online e o engajamento.
  • Inclusão e acessibilidade: desenvolvimento de sites e conteúdos acessíveis, promovendo a inclusão de diversos grupos de pessoas, principalmente aquelas com deficiência

Qual o conteúdo do ebook IA para ONGs?

Tech for Good: conceito e pilares fundamentais, incluindo educação, saúde, diversidade, sustentabilidade e longevidade
Casos de sucesso no Brasil: exemplos de iniciativas que utilizam tecnologia para o bem, como Hand Talk e KM Solidário
Introdução à Inteligência Artificial: explicação dos principais conceitos e históricos, desde os primórdios da computação até a era moderna da IA
IA no Terceiro Setor: estratégias e ferramentas específicas para ONGs, incluindo exemplos práticos de uso da IA em áreas como gestão de recursos e comunicação
Ferramentas práticas: apresentação detalhada de ferramentas como ChatGPT, Dall-E, ManyChat, Gamma, entre outras, com dicas de uso para otimizar a gestão e comunicação das ONGs

Baixe o ebook gratuitamente

O ebook IA para ONGs é um recurso essencial para qualquer organização que deseja se atualizar e implementar tecnologias inovadoras em suas operações. A BC Marketing, com mais de dez anos de experiência em marketing para o Terceiro Setor, oferece este material como parte de sua missão de fortalecer e empoderar as ONGs através da educação e inovação tecnológica.

Para baixar o ebook gratuitamente, clique aqui.

Fonte: https://nossacausa.com/ebook-ia-para-ongs/

<><><><><><><><><><>

Se você quer conhecer ainda mais sobre Inteligência Artificial nas Organizações da Sociedade Civil, matricule-se nos cursos on-line e gratuitos da Escola Aberta do Terceiro Setor. Algumas sugestões para você são:

Bons estudos!