O Terceiro Setor é considerado um dos pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais solidária. Por isso, o trabalho das Organizações da Sociedade Civil precisam estar em compliance e com a governança em dia e neste contexto, a contabilidade desempenha um papel fundamental. No bate-papo do Conecta Terceiro Setor, Marcelo Monello, um especialista no assunto, compartilha sua experiência e conhecimento sobre a importância de uma contabilidade bem feita nas OSCs.
Quem é Marcelo Monello?
Marcelo Monello é empresário da contabilidade e representa a segunda geração de um escritório tradicional de São Paulo que atua exclusivamente com entidades do Terceiro Setor. Ele se destaca por sua dedicação em fortalecer a sociedade civil e por sua participação em vários conselhos de formulação de políticas públicas, além de ser professor voluntário na Escola Aberta do Terceiro Setor.
A importância da Contabilidade no Terceiro Setor
Marcelo explica que a contabilidade do terceiro setor deve ir além de simples números. Ela precisa refletir o interesse público e estar alinhada com as políticas públicas que as entidades desenvolvem. Para ele, as demonstrações financeiras não devem apenas mostrar resultados econômicos, mas também resultados sociais. “É importante compreender que a contabilidade no Terceiro Setor tem características próprias que a diferenciam dos setores público e privado. Então, a contabilidade deve incluir informações qualitativas e quantitativas que demonstrem o impacto social das ações realizadas pelas OSCs”, afirma.
Gestão Contábil e Planejamento
Marcelo enfatiza ainda que a gestão contábil deve ser parte integrante do dia a dia das OSCs desde o seu início. Para garantir a imunidade tributária e uma captação de recursos eficaz, é fundamental que as entidades tenham uma contabilidade de qualidade. “A falta de uma estrutura contábil adequada pode levar a sérios problemas, incluindo a perda de benefícios fiscais”, alerta.
Planejamento e Captação de Recursos
Durante a entrevista, Marcelo também falou sobre captação de recursos. “Para as OSCs, é necessário planejar a captação de recursos e a gestão financeira de maneira integrada. A contabilidade deve ser utilizada como uma ferramenta de avaliação e controle social, permitindo que as entidades mostrem claramente o impacto de suas ações”, explica. Ela ressalta ainda a importância de uma comunicação efetiva entre os gestores e os contadores para que todos estejam alinhados e possam contribuir para o sucesso da organização.
Conecta Terceiro Setor
Para assistir essa entrevista na íntegra e várias outras que abortam temas importantíssimos para o desenvolvimento institucional das Organizações da Sociedade Civil, acesse o canal do YouTube da Escola Aberta do Terceiro Setor e vamos juntos, compartilhando informações, construir uma sociedade mais generosa e responsável.
Para mais informações, siga a Escola Aberta do 3º Setor no Instagram ou visite o site da Escola Aberta do Terceiro Setor.