05.12

2017

Voluntariado – ato de doação

Postado por

O Voluntariado existe no mundo inteiro, em todos os setores de atividades. São homens, mulheres e até crianças que dedicam boa parte do tempo disponível para ajudar o próximo, sem qualquer remuneração mas recebendo, em troca, o conforto espiritual de quem faz o bem.
Desde 1985 a Organização das Nações Unidas institui o dia 5 de dezembro como o dia internacional do voluntário. A ONU define o voluntário como uma pessoa que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social ou outros campos.

O serviço voluntário além de trazer um retorno intangível em termos de satisfação e bem-estar para quem o pratica, também pode fazer a diferença na hora de conseguir uma vaga no mercado de trabalho. As empresas estão valorizando cada vez mais os profissionais que estejam engajados em algum tipo de trabalho voluntário junto à sociedade. Primeiro porque os empresários visam a melhoria nos serviços prestados ao cliente, e pessoas com espírito social, normalmente, são mais eficazes nesse ponto. Segundo porque, se a pessoa tem olhos para a sociedade da qual faz parte, dentro da empresa terá uma visão de conjunto capaz de abranger todo o contexto e não apenas o seu setor.

De acordo com uma pesquisa feita pela Rede Brasil Voluntário e Ibope Inteligência, cerca de 35 milhões de brasileiros, com mais de 16 anos, faz ou já fez algum trabalho voluntário, ou seja, um em cada quatro brasileiros doam parte do seu tempo livre para a construção de um mundo melhor.  Milhares de instituições, no Brasil e no mundo utilizam o voluntariado como uma grande força de trabalho.

A Escola Aberta do Terceiro Setor parabeniza  todos os voluntários, pois seus esforços  contribuem na construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Compartilhe:
Share on FacebookTweet about this on Twitter