13.11

2018

Semana do CRCSP tem Circuito Contábil em Campinas e atividades em diversas regiões

Postado por

A semana de 6 a 10 de novembro de 2018 foi de muito conhecimento e atualização para profissionais da contabilidade. Foram palestras, seminários e atividades especiais em diversas regiões do Estado.

E para os profissionais que encontram dificuldades em participar das atividades presenciais do CRCSP durante a semana, o CRCSP promove atividades especiais aos finais de semana. Neste sábado, 10 de novembro, foi a vez dos profissionais de Campinas participarem do Circuito Contábil, evento que reúne palestras simultâneas, voltadas a diferentes segmentos da Contabilidade, em um só local.

Confira as atividades realizadas pelo CRCSP durante a semana:

Terça-feira

  • Em 6 de novembro, o CRCPS realizou em sua sede a Palestra com o Autor, sobre o tema “Compliance no Terceiro Setor”, com transmissão ao vivo pelo Youtube. Os palestrantes foram o curador de Fundações do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP SP), Airton Grazzioli, e o procurador de justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), José Eduardo Sabo Paes, autores do livro Compliance no Terceiro Setor. O conselheiro João Edison Deméo realizou a abertura da atividade, que teve como mediador o conselheiro Marcelo Roberto Monello.

Prestigiaram a atividade o vice-presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), Irineu De Mula, da presidente da Associação Paulista de Fundações (APF), Dora Silvia Cunha Bueno, do delegado do CRCSP em Mauá, Altino da Silva Dias, e do presidente do CRCSP na gestão 2016-2017, Gildo Freire de Araújo.

Quarta-feira

Em 7 de novembro, as atividades ocorreram em Araçatuba, Bauru, Guarulhos, Marília, Santo André e Santos.

  • Os profissionais de Araçatuba assistiram à palestra “Planejamento Tributário – Gestão Contábil de Tributos com Análise Comparativa para Otimização dos Resultados da Empresa”, apresentada pelo mestre Márcio Ferraz de Oliveira. O delegado de Birigui, Sérgio Luiz Sabioni, representou o CRCSP na atividade, realizada na Casa do Contabilista de Araçatuba.
  • Em Bauru, a palestra ocorreu no Centro Universitário Toledo (Unitoledo), sobre o tema “Estoques: Apuração de Custos de Aquisição e de Venda – Aspectos de Tributos e Casos Práticos”. O palestrante foi o doutor Windsor Espenser Veiga e o delegado regional do CRCSP em Bauru, Paulo Roberto Martinello, coordenou a atividade.
  • No auditório da Universidade Anhanguera de Guarulhos, o CRCSP realizou a palestra “Planejamento Tributário – Gestão Contábil de Tributos com Análise Comparativa para Otimização dos Resultados da Empresa”, ministrada pelo mestre em Controladoria e Contabilidade Arnóbio Neto Araújo Durães. O delegado regional do CRCSP em Guarulhos, Raphael Guelfi Troiano, representou o CRCSP.
  • Em Marília, o tema apresentado foi “Tópicos Especiais das Demonstrações Contábeis: DRE, DRA, DMPL, DLPA e Notas Explicativas”. O palestrante foi o auditor Antônio Fernando Coelho e o delegado regional do CRCSP em Marília, Ruberlei Rocha Machado, coordenou a realização do seminário.
  • O tema “Estoques: Apuração de Custos de Aquisição e de Venda – Aspectos de Tributos e Casos Práticos” também foi apresentado em Santo André, no auditório do Senac. O palestrante foi o mestre em Contabilidade Sérgio Alexandre de Souza e o delegado regional em Santo André, José Carlos Testa, coordenou a atividade.
  • Para falar sobre “Demonstrações Contábeis – Incluindo Notas Explicativas” em Santos, o CRCSP chamou o doutor em Controladoria e Contabilidade Álvaro Augusto Ricardino Filho. O delegado regional do CRCSP em Santos, Adilson Bulo Júnior, fez a abertura da palestra, realizada na sede do Sindicato dos Contabilistas de Santos e Região (Sinconsantos).

Quinta-feira

Em 8 de novembro de 2018, foi a vez dos profissionais de Araraquara, Jundiaí, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista e da capital paulista participarem de atividades do Conselho.

  • Em parceria com o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), o CRCSP realizou mais uma Reunião Técnica do Grupo IFRS, que tratou sobre a contabilização do leasing. A atividade ocorreu na sede do Sindicato e teve como palestrante o auditor Carlos Aragaki. O conselheiro Marcelo de Almeida Prado representou o CRCSP na atividade.
  • Em Ribeirão Preto, o CRCSP promoveu a palestra “Instrumentos Financeiros: NBC TG 48, NBC TG 39 (R5) – Apresentação da NBC TG 40 (R3)”, tema apresentado pelo especialista Elias da Silveira Cerqueira, na Faculdade Reges. O delegado regional em Ribeirão Preto, Walter Assis da Cunha, coordenou a realização da palestra.
  • Na Morada do Contabilista, em Araraquara, o CRCSP realizou a palestra “Demonstrações Contábeis – Incluindo Notas Explicativas”, tema apresentado por Fernando César Rinaldi, e coordenação do delegado regional em Araraquara, Benedito Salvador Carlos.
  • Os profissionais de Jundiaí tiveram a oportunidade de atualizar seus conhecimentos sobre “Estoques: Apuração de Custos de Aquisição e de Venda – Aspectos de Tributos e Casos Práticos”. O seminário foi apresentado por Nabil Ahmad Mourad e o delegado regional em Jundiaí, Valdir Donizete Segato, foi o responsável pela realização da atividade.
  • Em São João da Boa Vista, a palestra foi sobre “Planejamento Tributário – Aspectos Contábeis e Fiscais”. O palestrante foi o mestre em Controladoria e Contabilidade, Arnóbio Neto Araújo Durães, e o delegado regional em São João da Boa Vista, Antônio Baesso Júnior, representou o CRCSP na atividade, realizada no auditório do Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos (Unifeob).

Sexta-feira

  • A sexta-feira foi de muito conhecimento para os profissionais da Praia Grande, que participaram da palestra “Planejamento Tributário – Aspectos Contábeis e Fiscais”. O tema foi ministrado pelo auditor André Eduardo Marcelli, na Faculdade do Litoral Sul Paulista (FALS). O delegado de Praia Grande, José Cândido Lemes Filho, representou o Conselho.
  • Em São José dos Campos, o CRCSP promoveu seminário “Tópicos Especiais das Demonstrações Contábeis: DRE, DRA, DMPL, DLPA e Notas Explicativas”, na sede da Associação das Empresas Contábeis de São José dos Campos (Assecon). O tema foi apresentado aos profissionais joseenses por Nabil Ahmad Mourad e a delegada regional em São José dos Campos, Vera Lúcia dos Santos, coordenou a atividade.
  • O CRCSP também promoveu uma palestra em Sorocaba, sobre “Planejamento Tributário – Aspectos Contábeis e Fiscais”. A atividade ocorreu no auditório do Senac e teve como palestrante o consultor Joaquim Inácio Bruno Neto. O delegado regional em Sorocaba, Fernando Nunes de Lima, representou o CRCSP.

Circuito Contábil no sábado

Para os profissionais que tenham dificuldades para participar das atividades presenciais de segunda a sexta-feira, o CRCSP realiza atividades de Educação Profissional Continuada também aos finais de semana.

No sábado, 10 de novembro de 2018, o CRCSP realizou em Campinas mais uma edição do Circuito Contábil. Com 12 temas à disposição do público, o evento ocorreu na Faculdade Anhanguera e contou com uma participação expressiva dos profissionais da região.

Os participantes do Circuito Contábil puderam escolher entre os seguintes temas: “Atualizações Importantes: NBC TG 48 – Instrumentos Financeiros”; “Compliance no Terceiro Setor”; “Controle de Qualidade sobre os Serviços de Auditoria Independente”; “Demonstrações Contábeis – Incluindo Notas Explicativas”; “Distribuição de Lucros – Regras Societárias (Lucro Real, Presumido e Simples)”; “Estoques: Apuração de Custos de Aquisição e de Venda – Aspectos de Tributos e Casos Práticos”; “Gestão de Riscos, Controles internos e Compliance – Melhores Práticas”; “NBC TG 25 (R2) – Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes”; “Perícia – Dissolução de Sociedade/Apuração de Haveres (Novo CPC)”; “Perícia: Lucros Cessantes e Danos Emergentes”; “Planejamento Tributários Aspectos Contábeis e Fiscais”; e “Programa de Integração para Novos Contadores – Estratégias para sua Carreira”.

As palestras foram ministradas pelos especialistas Antônio Wanderlan Pereira Saraiva, Arnóbio Neto Araújo Durães, Elias da Silveira Cerqueira, Fernando Viana de Oliveira Filho, Frederico Otávio Sirotheau Cavalcante, Ivam Ricardo Peleias, José Alberto Tozzi, José Luiz Munhós, Juliano Pereira Resende, Nabil Ahmad Mourad e pelo conselheiro do CRCSP Bethel Corcoruto Lombardi.

A delegada regional do CRCSP em Campinas, Lilian Ricci Ghizzi, coordenou a realização do Circuito Contábil. Os conselheiros Adilvo Pinheiro de Oliveira França Júnior, Breno Acimar Pacheco Correa, José Carlos Duarte Leardine, Marcelo Viaro Berloffa, Mariano Amádio e Marcio Lério da Silva e os delegados Hermison Alves de Moraes (Hortolândia), Maria Magali Teleschi (Paulínia), Fábio Rogério Giuseppin (Sumaré) e Ricardo Ciotto Anselmi (Valinhos) também estavam presentes.

Fonte: CRC-SP

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter