27.08

2018

Semana do CRCSP tem atividades para todos os públicos e regiões

Postado por

A agenda de Desenvolvimento Profissional do CRCSP foi repleta de novidades e atividades em diversas cidades, na semana de 20 a 24 de agosto. Foram palestras, seminários, encontros técnicos e talk shows, sobre os principais temas da área contábil. Confira o resumo da semana:

Segunda-feira

A escrituração fiscal foi tema de duas palestras na segunda-feira, 20, que contou ainda com uma palestra para estudantes de Ciências Contábeis sobre a carreira:

  • “Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial”, apresentada pelo especialista Mário Aparecido Hessel na Associação Comercial de Caraguatatuba, com coordenação do delegado de Caraguatatuba, Dimas Otaviano Noronha;
  • “Escrituração Fiscal e Contabilização dos Tributos Indiretos (ISS, ICMS E IPI)”, ministrada pelo instrutor Renato Gama da Silva na Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Indaiatuba (Aesci) e coordenada pelo delegado do CRCSP na cidade, José Hélio Luz.
  • Também na segunda-feira, o delegado do CRCSP em Taubaté, Adilson Ronconi de Oliveira, apresentou aos alunos de Ciências Contábeis da Universidade de Taubaté (Unitau) a palestra “Carreira: Orientação aos Futuros Contadores sobre a Carreira e a Profissão”, no auditório da instituição de ensino.

Terça-feira

  • Na terça-feira, 21, o destaque foi o talk show “Universo Contábil com Elas”, atividade realizada no auditório do Conselho pela Comissão CRCSP Mulher com os painéis “Liderança Feminina na Contabilidade”, apresentado pela presidente Marcia Ruiz Alcazar, e “EFD-Reinf e seus Reflexos”, com a especialista Gisleise Nogueira.

Outras atividades ocorridas na terça-feira foram os seminários:

  • “Contabilidade Rural: NBC TG 29 (R2) – Aspectos Práticos”, apresentado pelo especialista Adilson Aparecido Lanconi na Casa do Contabilista de Presidente Prudente;
  • “Contabilidade de Custos – Gestão Estratégica para os Negócios”, com o mestre Fernando César Rinaldi, na 4ª subseção de Rio Claro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB-SP);
  • “Terceiro Setor – Principais Lançamentos Contábeis e Demonstrações Contábeis Obrigatórias: ITG 2002 (R1), NBC TG 1000 (R1), NBC TG 07 (R2), NBC TG 01 (R4) e NBC TG 26 (R5)”, tema apresentado por Anderson Oliveira do Nascimento no Senai de Barueri.

O delegado regional em Presidente Prudente, José do Carmo Ferreira, e os delegados de Rio Claro, Silvino José Hummel, e de Barueri, Neusa Kazue Hidaka, representaram o CRCSP em suas cidades.

Quarta-feira

O CRCSP realizou mais atividades na quarta-feira:

  • “Prestação de Contas Eleitorais – Eleições 2018”, com Alexandre Di Pietra e o conselheiro Caio Martins dos Santos na Associação das Entidades Industriais, Comerciais e Contábeis de São José do Rio Preto (Assosind);
  • “Tributos sobre o Lucro – Aplicação Prática Envolvendo a NBC TG 32 (R4)”, apresentado na Associação das Empresas Contábeis de São José dos Campos (Assecon), no Sindicato dos Contabilistas de Santos (Sinconsantos) e na Faculdade Anhanguera de Jundiaí;
  • “Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial”, na Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Franca (Assescofran);
  • “EFD Reinf – Principais Aspectos”, no Senac de Sorocaba;
  • “PMEs: Contabilidade, Pontos de Atenção e Aspectos Práticos e Demonstrações dos Fluxos de Caixa”, tema apresentado na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Bebedouro (Aciab) e na Associação Comercial de São Caetano do Sul (ACISCS).

O CRCSP foi representado pelos delegados regionais Acácio Roberto de Mello (São José do Rio Preto), Vera Lúcia dos Santos Vieira (São José dos Campos), Adilson Bulo Júnior (Santos), Valdir Donizete Segato (Jundiaí) e Fernando Nunes de Lima (Sorocaba) e pelos delegados Ulisses Celso Garcia Gonçalves (São Caetano do Sul), Vera Lúcia Tristão Cintra (Franca) e Irene Maria Marangoni Mignolo (Bebedouro).

Quinta-feira

  • Em parceria com a Academia Paulista de Contabilidade (APC), o CRCSP realizou na quinta-feira, 23, mais uma edição do Encontro com Acadêmicos, sobre o tema “Reflexos Tributários Decorrentes da Nova NBC TG 47 – Receita de Contrato com Cliente”. O presidente da APC, Domingos Orestes Chiomento, e o vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP e membro da Academia, José Donizete Valentina, realizaram a abertura do Encontro, que teve como palestrante o também integrante da Academia Paulista de Contabilidade João Miguel Silva.
  • O Encontro com Acadêmicos teve ainda transmissão simultânea para as cidades de Araçatuba, Araraquara, Birigui, Botucatu, Bragança Paulista, Guarulhos, Hortolândia, Itatiba, Itu, Marília, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara d’Oeste, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São João da Boa Vista, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté. O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, João Carlos Castilho Garcia, os delegados regionais Ruberlei Rocha Machado (Marília), José do Carmo Ferreira (Presidente Prudente), Antônio Baesso Júnior (São João da Boa Vista), Raphael Guelfi Troiano (Guarulhos), Vera Lúcia dos Santos Vieira (São José dos Campos), José Aref Sabbagh Esteves (Piracicaba), Benedito Salvador Carlos (Araraquara), José Carlos Testa (Santo André), Odilon Luiz de Oliveira Júnior (São Bernardo do Campo), Marco Antônio de Campos Salles (Araçatuba), José Augusto Corchog de Vasconcelos (Osasco), Walter Assis da Cunha (Ribeirão Preto) e Fernando Nunes de Lima (Sorocaba) e os delegados Milton Yasuyuki Morihiro (Itatiba), Reginaldo Antônio de Lima (Bragança Paulista), Leana Bueno Leme (Itu), Ulisses Celso Garcia Gonçalves (São Caetano do Sul), Maria Magali Teleschi (Pedreira), Hermison Alves de Moraes (Hortolândia), Adilson Ronconi de Oliveira (Taubaté), André Monteferrante (Botucatu) e Sérgio Luiz Sabioni (Birigui) coordenaram a transmissão simultânea em seus municípios.
  • Também na quinta-feira, ocorreu a Reunião Técnica do Grupo IFRS, atividade realizada em parceria com o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP) que abordou o tema “Estoques: Contabilização – Aspectos Práticos”. O encontro técnico ocorreu na sede do Sindcont-SP. O palestrante foi o auditor Juliano Pereira Resende e o conselheiro Valmir Leôncio da Silva representou o CRCSP.
  • No mesmo dia, o CRCSP realizou a palestra “Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial” na sede do Sindicato dos Contabilistas de Campinas (Sindcon). O tema foi apresentado pelo especialista Mário Aparecido Hessel e a delegada regional em Campinas, Lilian Ricci Ghizzi, coordenou a atividade.

Sexta-feira

Encerrando a programação da semana, o CRCSP promoveu mais duas atividades na sexta-feira.

  • Na sede do Conselho, ocorreu a reunião técnica para profissionais que atuam na área de perícia, com os peritos Jubray Sacchi, Laerte Mancuso e Ana Marta Froelich Mancuso Luft e mediação do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, João Carlos Castilho Garcia, e a conselheira Suely Gualano Bossa Serrati. A atividade foi realizada em parceria com a Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp).
  • Os profissionais catanduvenses atualizaram seus conhecimentos sobre “Contabilidade de Custos – Gestão Estratégica para os Negócios”, no Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva (Imes). O delegado do CRCSP na cidade, Fernando Baldan Neto, realizou a abertura do seminário, apresentado pelo mestre Fernando César Rinaldi.

 

Fonte: CRC-SP

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter