14.11

2018

Liderança catalítica: inovação nas organizações

Os líderes precisam de uma equipe engajada

Postado por

Ao entrar em uma organização da sociedade civil tradicional, podemos perceber que grande parte utilizam um estilo de trabalho já ultrapassado, se organizando de forma a dificultar a melhoria dos resultados, assim como estabelecendo um ritmo burocrático que impacta na maneira de atendimento ao doador e gera experiências abaixo das esperadas.

É natural que isso ocorra, visto que o Terceiro Setor ainda não é visualizado como uma grande potência no nosso país. Poucas empresas se disponibilizam a desenvolver produtos inovadores para esse mercado, mantendo-o ultrapassado e precário. Porém, se um dos lados não se mobiliza para gerar a mudança, cabe ao próprio setor iniciar um processo de inovação.

Pensando nisso, nossos parceiros da Trackmob criaram uma série de artigos que podem ajudar você a inovar na sua organização, melhorando seu modelo de trabalho para gerar ainda mais impacto para a sua causa e fornecer uma experiência incrível aos seus doadores.

Nesse texto, eles prepararam um conteúdo especial para tirar suas dúvidas sobre liderança catalítica. Conheça mais sobre esse método e como ele pode ajudar você a liderar um time e manter o foco, a fim de vencer os desafios que mais importam.

O que é liderança catalítica?

Liderança catalítica é um conceito originado de uma expressão que denomina reações químicas. Basicamente, a catálise é o aumento de velocidade de uma reação química, ou seja, um ganho de produtividade. Essa ação só ocorre por um ativo denominado catalisador, que é o responsável por realizar todo o processo e permanecer imutável.

Dessa forma, um líder catalítico é o responsável por manter todo o processo de trabalho funcionando corretamente com um bom nível de produtividade e motivação. Para isso, é necessário adotar algumas práticas e posicionamento para manter o foco em melhorar cada vez mais a força de trabalho daqueles que ajudam na sua organização.

Antigamente, aquele que se mantinha no cargo da liderança era visto como um chefe que está ali apenas para demandar trabalho para a equipe. Porém, com o conceito da liderança catalítica, todos os colaboradores da organização passam a ver o líder como o organizador do projeto e a se inspirarem por um propósito, sem focar na hierarquização e serem comandados.

Esse formato de trabalho é muito forte em uma OSC, visto que o propósito é a principal motivação dos colaboradores do local. Lutar por uma causa é o que incentiva o time a dar o melhor de si, e quando o líder consegue reforçar isso sempre que necessário, apenas aumenta a competência das pessoas e gera resultados melhores.

Como ser um líder catalítico?

O líder catalítico é caracterizado principalmente pelas suas ações. São elas que vão garantir que todo o processo de trabalho ocorra em sintonia com foco no resultado. A primeira dica é que você sempre se lembre de que a sua organização é formada por um grande time e não mantenha a ideia de hierarquia nos momentos de discussão e execução.

As pessoas precisam olhar você como a pessoa que dá a decisão final, porém baseada em um consenso do time, e não como aquela pessoa que apenas comanda e espera que os colaboradores façam o que foi solicitado. Veja algumas dicas essenciais que vão ajudar você a implantar a liderança catalítica na sua organização:

  • Compartilhe e seja aberto

É muito importante que você compartilhe as suas ideias e anseios para o futuro da organização. Dessa forma, todos conseguem se manter alinhados e entendendo cada etapa do processo de trabalho até atingir o objetivo.

Exercite uma visão clara do que deseja realizar. Se o posicionamento estiver claro, integre toda a sua equipe para que tenham foco nesse resultado, porém abrindo espaço para que participem com suas opiniões e sugestões. Entenda que cada setor da sua OSC tem conhecimentos específicos para melhorar uma ideia ou saber o que será possível realizar dentro de um prazo.

Quando a equipe toda está alinhada e sabendo qual o objetivo final, eles se sentem partes do todo e colocam o propósito em primeiro lugar, dando o máximo de si mesmo para atingir, junto com a organização, o impacto desejado. Assim, a produtividade é muito maior e os resultados com certeza aparecem, pois o processo está acontecendo com muito empenho e dedicação.

  • Participe de todo o processo

Faça parte de todo o processo de trabalho da organização e acompanhe como cada setor está se mobilizando para chegar no resultado definido. Se mostre totalmente prestativo para ajudar no que precisarem e deixe claro o seu conhecimento a respeito do alinhamento do projeto.

Demonstre a sua mobilização para que tudo ocorra bem, motivando os colaboradores com elogios em casos de acertos ou mesmo por qualidades, como a evolução da pessoa, a resiliência e proatividade e promovendo a interação dos setores da organização. Dessa forma, você se certifica de que todos estão trabalhando pelo mesmo objetivo e evita frustrações de erros de comunicação entre as áreas.

Agir dessa forma demonstra a sua dedicação para com a equipe e o projeto, gerando uma empatia entre os colaboradores, diminuindo ainda mais a sensação de hierarquia e gerando ações espontâneas.

  • Seja transparente e produtivo

A ideia da liderança catalítica é que você se torne uma pessoa inspiradora para o time. Sendo assim, você precisa ter dedicação total ao projeto e demonstrar sua produtividade. Saiba os momentos de dizer não, manter o foco nas suas atividades e melhorar o processo para entregar tarefas com qualidade em um tempo positivo.

Mais importante que se manter dessa forma é ser transparente com o seu time. Seja claro no que você está fazendo e compartilhe com a equipe as suas tarefas. Mostre os resultados do seu trabalho e as atividades que está desempenhando diariamente.

Implemente essa estratégia a sua OSC

As organizações já estão acostumadas a adotar o método das empresas grandes de trabalhar, porém esse modelo não deixa claro o propósito dos projetos e mantém a equipe desengajada. Dessa forma, as pessoas que ajudam na sua organização possuem um dia a dia monótono e são pouco motivadas, não dando o máximo de si para que o resultado seja acima do esperado.

Se você implantar esse modelo de liderança em sua OSC, os resultados terão um grande crescimento, visto que todos estarão alinhados ao resultado final e trabalhando em conjunto a fim de atingir um único objetivo, se sentindo motivados e desejando estar ciente do impacto que a sua organização está gerando na causa.

Fonte: TrackMob, adaptado por Nossa Causa.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter