21.10

2013

Governo de Minas disponibiliza manual voltado para o desenvolvimento gerencial do Terceiro Setor

Postado por

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) de Minas Gerais, já disponibilizou o Manual de Excelência da Gestão das Organizações do Terceiro Setor. A publicação, que pode ser consultada gratuitamente no site http://www.planejamento.mg.gov.br/parcerias-com-oscip-s, foi  elaborada pelo Instituto Qualidade Minas (IQM) em parceria com a equipe do Núcleo Central de Parcerias com Oscips (NCPO) da Subsecretaria de Gestão da Estratégia Governamental (Suges), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).
O manual tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento gerencial das organizações do terceiro setor, com foco na excelência da gestão. Para isso, trabalha de forma detalhada, incluindo gráficos e ilustrações, oito critérios para uma gestão de excelência. Os critérios abordados são: Liderança, Estratégias & Planos, Gestão de Clientes, Sociedade, Informações & Conhecimentos, Pessoas, Processos e Resultados.
“O conteúdo do manual é uma adaptação para o terceiro setor dos critérios do compromisso com a excelência da Fundação Nacional de Qualidade. Ao disponibilizar esse material o Governo de Minas contribui para o aperfeiçoamento gerencial destas organizações que, hoje, realizam diversos projetos e programas junto à população por meio de termos de parceria com o Executivo Estadual”, explica a subsecretária de Gestão da Estratégia Governamental da Seplag,  Adriane Ricieri.

Responsável pelo Núcleo Central de Parcerias com Oscips, Otávio Martins Maia ressalta a importância do manual ao abordar todas as áreas de funcionamento e de ação de uma organização do terceiro setor. Cita, como exemplo, a necessidade do estudo dos ambientes interno e externo pelas organizações, quando da definição das estratégias a serem adotadas para a realização de um projeto. “O manual aborda praticamente todo o funcionamento de  uma organização, tanto internamente quanto junto ao seu público de interesse, o que é bastante útil para o alcance do sucesso nas suas atividades”, diz.

Fonte: Secretária de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter