16.03

2018

FAO promove debates sobre produção de alimentos e gestão da água em fórum mundial em Brasília

Postado por

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) participará do 8º Fórum Mundial da Água, que tem início no próximo domingo (18), em Brasília. Com debates que terão a participação de autoridades da ONU e de países, a agência abordará a importância da gestão responsável da água para a produção de alimentos, tendo em vista o crescimento da população mundial, as mudanças climáticas e os fluxos migratórios.

Segundo a FAO, cerca de 70% da água é extraída atualmente para a agricultura. Com o aumento da população, a demanda por alimentos aumentará em 50% até 2050, de acordo com um estudo recente do organismo internacional. O desafio para o planeta é produzir mais comida com menos água, uma vez que a escassez de recursos hídricos deve se agravar no futuro.

As mudanças climáticas diminuirão a disponibilidade de água devido a alterações na frequência e intensidade das chuvas. Secas recorrentes já causam migrações em diferentes partes do mundo, devido a desdobramentos como a redução da produtividade agrícola.

O fórum mundial visa promover compromissos políticos com o planejamento, gestão e uso eficiente da água em todas as suas dimensões. Evento realiza atividades até 23 de março.

Confira abaixo a agenda da FAO no evento:

19/03 — 14:15-15:30 — Diálogo Ciência-Política: chave para resolver os desafios globais da água e apoiar a tomada de decisões;

19/03 — 16:30-18:00 — Água e migração;

20/03 — 11:00-12:30 — Água para alimentação e agricultura;

20/03 — 14:00-18:00 — Gestão da água desde a sua fonte até o mar.

A FAO também lançará três novos estudos durante o fórum:

  • Estresse hídrico e migração humana: uma revisão global georreferenciada da pesquisa empírica – 19/03 – stand da FAO;
  • Agricultura Irrigada Sustentável no Brasil: Identificação de Áreas Prioritárias – 20/03 – stand da CNA;
  • Livro Branco sobre contabilidade da água – 21/03 – stand da FAO.

Fonte: ONUBR

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter