26.07

2018

Conheça boas práticas de acessibilidade digital para publicadores de conteúdo

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Você sabia que, para que a comunicação na web seja acessível para todo mundo, existem algumas recomendações a serem seguidas? Como atualmente muitas pessoas, independente da profissão, publicam conteúdos (além de profissionais da área, como jornalistas e publicitários), é essencial que estejam por dentro da acessibilidade na web também. Com as redes sociais e as facilidades da internet, todos somos publicadores de conteúdo em potencial, não é?

Pensando nisso, a Prefeitura de São Paulo lançou a cartilha “Manual de Boas Práticas: Publicadores de Conteúdo” com diversas práticas e diretrizes de acessibilidade digital para a produção de conteúdo. A iniciativa contou também com a parceria das Secretarias Municipais de Comunicação, da Pessoa com Deficiência e de Inovação e Tecnologia.

O foco do manual é na acessibilidade digital para pessoas com deficiência visual parcial ou total. Segundo o material, eventualmente poderão ser incluídas orientações de acessibilidade para outras deficiências, como a auditiva e motora, por exemplo.

Dicas práticas

Confira abaixo algumas das práticas recomendadas no documento:

  • Ao redigir um texto, seja específico, concreto e não disperse o foco principal da mensagem
  • Quando houver uma imagem, é necessário descrevê-la de forma clara, objetiva e consistente. Além disso, é importante não utilizar adjetivos que possam conduzir a opinião do usuário, como “bela menina” ou “linda casa”
  • Sempre que possível, prefira a publicação de vídeos curtos com mensagens diretas e tenha atenção à qualidade da imagem e do som

Gostou? Para ter acesso a outros conteúdos que abordam o tema, visite a biblioteca do Movimento Web para Todos, tem muita coisa bacana por lá!

Fonte: Movimento Web para Todos, adaptado por Nossa Causa.

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