30.10

2018

2º Fórum de Marketing Relacionado à Causa acontece em São Paulo

Postado por

No dia 7 de novembro acontece o 2º Fórum de Marketing Relacionado à Causa, na sede da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo.

O Marketing Relacionado à Causa (MRC) é um movimento que engaja empresas, consumidores e organizações da sociedade civil em torno de ações que geram benefícios para toda a sociedade.

O elemento motivador para a realização do Fórum foi a identificação de uma tendência do mercado mundial de marcas e empresas cada vez mais engajadas socialmente e cada vez mais portadoras de um propósito. O evento apresentará as melhores práticas do segmento, a visão do consumidor sobre o tema e a preparação dos futuros profissionais.

Realizada pelo Instituto Ayrton Senna em parceria com o instituto de pesquisas Ipsos, a Cause – consultoria apoiadora de marcas e organizações – e o Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental (CEDS ESPM), a segunda edição do Fórum contará com a presença do inglês John Grant, autor do premiado The Green Marketing Manifesto, livro sobre os novos rumos do marketing em um mundo movido por causas. Na ocasião também será lançada pesquisa realizada pelo Ipsos.

Para Thiago Fernandes, diretor de negócios do Instituto Ayrton Senna, o Marketing Relacionado à Causa é um modelo de negócio que, se bem desenhado e comunicado, engaja empresas, consumidores, terceiro setor e a sociedade em causas fundamentais para o presente e o futuro da humanidade. “Esperamos com a pesquisa e o evento que cada vez mais as empresas e a academia discutam e percebam o potencial do MRC e se engajem com esse modelo de negócio, pois os números mostram que o consumidor vê de forma muito positiva a possibilidade de consumir e fazer o bem.”

Francine Lemos, CEO da Cause, por sua vez, explica que nos últimos tempos, as causas têm ganhado cada vez mais força não só nas empresas, como também entre os consumidores. A instituição não esteve entre os parceiros na realização do primeiro Fórum e se interessou pela iniciativa esse ano. “Com a parceria, a Cause pretende aproximar os diversos atores que levantam bandeiras legítimas em nossa sociedade como marcas, universidades e organizações da sociedade civil”, conta.

Pesquisas sobre MRC

Durante o evento, o instituto Ipsos apresentará o resultado de uma pesquisa quantitativa que mapeou as opiniões de consumidores e especialistas a respeito de temas como a importância da responsabilidade social e do engajamento empresarial a causas, confiança no trabalho das ONGs e razões de estímulo para que o consumidor opte pela compra de produtos ligados ao patrocínio de causas.

A segunda edição do Fórum de Marketing Relacionado à Causa lançará nova pesquisa sobre o setor.

A primeira edição apresentou pesquisas quantitativa e qualitativa inéditas realizadas por ESPM, Instituto Ayrton Senna, Ipsos e Smiles com o objetivo de mapear o segmento e os diversos públicos envolvidos no Marketing Relacionado à Causa no Brasil.

Pesquisa quantitativa realizada pela Ipsos ouviu 1.200 pessoas de todas as regiões do Brasil em julho de 2017 e apontou que, para 82% delas, é importante o grau de responsabilidade social da empresa no momento da compra de um determinado produto ou serviço. Além disso, 92% das pessoas acreditam que as corporações devem fazer mais para contribuir com a sociedade. Quando apresentadas ao conceito de Marketing de Causa, oito em cada dez pessoas se mostram favoráveis.

Já pesquisa qualitativa coordenada pela ESPM mostrou que o Marketing de Causa ainda tem muito espaço para crescer no Brasil. Especialistas, representantes de ONGs e empresas entrevistadas concordam que as ações de longo prazo, alinhadas aos objetivos estratégicos da marca, trazem ganhos para todos, principalmente no quesito reputação.

As pesquisas completas podem ser acessadas neste link.

Ismael Rocha, diretor de extensão acadêmica da ESPM, defende que discutir Marketing Relacionado à Causa no Brasil é cumprir o papel social de orientação e capacitação de empresas e organizações da sociedade civil. “Mesmo sendo um tema há muito presente no ecossistema, ele ainda não é utilizado na intensidade que poderia e a falta de conhecimento é um dos fatores responsáveis por este cenário. Realizar, pelo segundo ano consecutivo, o Fórum para promover, debater e aprofundar o conhecimento sobre o tema é o que as organizações promotoras estão imbuídas em construir.”

Para Rupak Patitunda, gerente de pesquisa sênior da Ipsos, o Fórum representa o futuro das relações entre marcas e consumidores. “Nossas pesquisas mostram um consumidor mais informado, mais consciente das atividades das empresas e que exige mais de suas marcas como forças positivas em um mundo muitas vezes percebido como fragmentado em interesses particulares. É um privilégio termos no Brasil este espaço de debate franco e de alto nível.”

Programação e inscrições

O Fórum será aberto pela palestra “Por que fazer o bem faz bem às organizações?” do inglês John Grant. O autor de The Green Marketing Manifesto e do recente Better dividirá com o público do evento sua reflexão sobre o papel das organizações na sociedade atual.

No período da tarde, três painéis reunirão especialistas e representantes de instituições tais como GRAACC, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Iguatemi, Instituto Avon, Natura, Visa, entre outras, para dialogar sobre desafios e oportunidades para educação, saúde, sustentabilidade e igualdade de gênero; como marcas conciliam propósito e ação para atuar com causas de impacto; e como preparar os profissionais de marketing para atuar no mundo das causas.

O 2º Fórum de Marketing Relacionado à Causa acontece no dia 7 de novembro, a partir das 9h, na sede da ESPM (Rua Dr. Alvaro Alvim, 123 – São Paulo).

O evento é aberto ao público e as vagas são limitadas. Os interessados devem se inscrever neste link. A programação completa pode ser acessa neste.

Fonte: GIFE

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter