11.07

2018

10 estratégias para executar uma campanha de mídia social bem-sucedida para sua OSC

Postado por

Atualmente, a maioria das organizações sem fins lucrativos sabe que as mídias sociais são meios importantes para o marketing, a captação de recursos e o envolvimento dos doadores. Mas muitos ainda não possuem ou desenvolveram as habilidades e estratégias específicas que levam uma campanha de mídia social a ter sucesso.

Por isso, separamos 10 estratégias que você pode usar para chamar a atenção e estimular o engajamento na sua próxima campanha em mídias sociais. Aprenda a incentivar sua comunidade a curtir, compartilhar, responder e repercutir seus conteúdos.

1. Crie uma hashtag irresistível

As hashtags ajudam as pessoas a encontrarem publicações relacionadas a um determinado tópico (e facilitam a visualização de todas as postagens relacionadas à sua campanha) principalmente no Instagram e Twitter. Uma hashtag cativante e inteligente também pode chamar a atenção do público que está fora da sua rede e provocá-lo a querer ver e aprender mais sobre o seu conteúdo.
Na décima edição do Kiteboard for Cancer, evento realizado pelo grupo Athletes For Cancer (A4C), eles utilizaram a hashtag #nowaitlist no Facebook e no Instagram. #Nowaitlist é uma referência à lista de espera de jovens que lutam contra o câncer, e aguardam pela oportunidade de irem a um dos acampamentos ao ar livre organizados pela A4C.

Dicas para uma boa hashtag:

  • Use uma expressão relacionada à sua causa ou campanha, de preferência uma que seja inteligente ou leve as pessoas a se questionarem: “o que é isso?”
  • Escolha bem as palavras para evitar usar pontuação e acentos

2. Busque o apoio de parceiros e influenciadores

Assim como na captação de recursos, conquistar os primeiros apoiadores em uma campanha de mídia social pode ser uma das etapas mais difíceis. Entre em contato com seus amigos e parceiros, firme uma parceria com influenciadores para que eles divulguem a sua campanha. Você pode até mesmo criar um texto e/ou arte próprios para que essas pessoas possam replicar.

Não tenha medo de perguntar às pessoas com quem você interagiu apenas online. Envie uma mensagem dizendo: “acho que esse conteúdo/campanha está em sintonia com a sua rede. Gostaria de pedir o seu apoio para divulgar por meio das suas contas no Facebook e Instagram”. O pior que pode acontecer é receber um “não” como resposta.

3. Ofereça recompensas

 Às vezes, oferecer uma pequena recompensa pode ajudar sua campanha de mídia social a ganhar força. Faça um sorteio no Instagram ou em outro canal, solicitando que as pessoas curtam a sua postagem e citem amigos. Em seguida, escolha um vencedor aleatório entre os participantes. Para isso, você vai precisar de autorização legal que garanta que sua ação está livre de fraudes… Para saber mais sobre esse procedimento e organizar a distribuição de prêmios dentro da lei, acesse esse site e confira o passo para executá-lo.

4. Crie imagens sensacionais e compartilháveis

As postagens de imagens recebem mais envolvimento no Facebook, por isso elas podem ser uma maneira eficiente de divulgar sua mensagem ou campanha. Você pode compartilhar imagens em praticamente qualquer plataforma, mas verifique se elas estão dimensionadas corretamente para que não fiquem distorcidas ou cortadas.

Imagens reconfortantes ou fofas também são extremamente populares. Uma boa dica é: se a sua causa é dos animais, experimente trabalhar com filhotes em sua campanha, vale a pena tentar.

Post da campanha de prevenção ao câncer em pets elaborada para o Vet Plus, cliente da Agência Nossa Causa.

5. Permita a interação do seu público

Algumas das melhores campanhas de mídia social prosperam porque estimulam que a comunidade contribua e participe. As redes sociais são ambientes em que quaisquer pessoas podem participar e interagir nas conversas. Para incentivar as respostas e o envolvimento, faça uma pergunta aos seus seguidores ou peça-lhes que preencham o espaço em branco. Isso não apenas impulsiona a participação, mas também pode levantar ótimas histórias e insights sobre seu público.

Uma ferramenta que está muito em alta atualmente e estimula o engajamento e participação do público com os conteúdos que você compartilha são os templates do modo história no Instagram, como gifs (imagens animadas), filtros de localização, hashtags e de tratamento de fotos. Por meio deles você pode ilustrar seus conteúdos com imagens, gifs, enquetes e abusar da criatividade para conseguir um bom retorno a partir das ferramentas disponibilizadas pelo aplicativo. Vale a pena investir nisso!

6. Aposte no apelo visual

Outra maneira inteligente de incentivar as pessoas a mergulhar e conduzir sua campanha de mídia social é criar um recurso social ou uma imagem de plano de fundo para os apoiadores usarem. Alguns dos exemplos mais bem-sucedidos foram os filtros de imagem de perfil no Facebook. A Human Rights Campaign, por exemplo, criou um filtro simples que permite que as pessoas sobreponham o símbolo de igualdade em sua imagem de perfil para apoiar a comunidade LGBTQ+.

Essa ação simples se tornou imensamente popular e muitas pessoas mantiveram o filtro em seu perfil por semanas. Criar uma maneira fácil para as pessoas expressarem seu apoio pode ajudar a espalhar sua causa e mantê-la em destaque entre sua comunidade.

7. Contagem regressiva

A antecipação pode ser uma ótima ferramenta de marketing. Pense nos grandes filmes que repercutiram positivamente, ou quando o seu artista favorito está prestes a lançar novas músicas. Contar os últimos dias pode gerar excitação e curiosidade. Você pode fazer o mesmo com um desafio ou evento de angariação de fundos.

Por exemplo, na semana que antecede a sua campanha, você pode fazer uma contagem regressiva nas mídias sociais com diferentes motivos que despertem a atenção do público. Você pode até usar uma contagem regressiva para liberar detalhes de histórias ou pistas para uma surpresa. Quando as pessoas sentirem o gostinho do que você está fazendo, elas ficarão tentadas a continuar verificando as novidades.

8. Conquiste o apoio de representantes públicos

Para organizações sem fins lucrativos afetadas pela legislação, a atenção e o comprometimento de um representante do governo podem ser extremamente úteis. Você pode usar as mídias sociais para pedir aos seus apoiadores que chamem a atenção desses representantes para sua causa ou preocupação.

Para um problema local, você pode focar na atenção de um único legislador ou do próprio prefeito, mas se sua intenção for criar um movimento maior, é possível trabalhar em uma campanha de mídia social com foco no âmbito nacional. Se houver um projeto de lei sendo discutido no congresso e que tenha um impacto em sua missão, peça ajuda dos seus apoiadores para atrair a atenção dos políticos.

Um exemplo recente de situação que mobilizou público a criar uma petição online foi a série de interrupções sofridas pela pré-candidata à presidência, Manoela D’Ávila, durante entrevista no programa Roda Viva, da TV Cultura. Manifestantes contrários à postura que definiram como machista e opressora criaram na plataforma online Avaaz.org um manifesto que cobra a retratação da emissora perante à pré-candidata. Em uma semana de duração a campanha já havia conquistado mais de 65 mil assinaturas.

A grande repercussão da campanha faz com que mais pessoas falem sobre o assunto, de modo a influenciar a pauta das discussões políticas dos representantes públicos. Esse tipo de ação é eficaz para tornar expressivo a temática abordada.

9. Retrabalhe conteúdos antigos

Um dos desafios em campanhas de mídia social é que estão emergindo muitos ângulos, ideias e possibilidades diferentes para trabalhar o conteúdo. Reaproveitar mensagens ou posts mais antigos é uma maneira fácil e divertida de manter a conversa em andamento.

Por exemplo, se você estiver criando uma campanha de mídia social para um evento, você pode divulgar o novo a partir de postagens com fotos antigas ou lembranças de anos anteriores. Você pode até redirecionar o conteúdo com o auxílio de hashtags famosas, como a #ThrowbackThursday – #TBT (quinta-feira do retorno) ou #FlashBackFriday – #FBF (sexta-feira do flashback).

O resgate do passado pode lembrar às pessoas o quão divertidos foram os momentos. Na verdade, você pode convidar os apoiadores para postarem suas próprias lembranças e imagens relacionadas à campanha, para estimular o engajamento e comprometimento do público.

10. Proponha desafios

O que a maioria das pessoas lembra sobre o Desafio do Balde de Gelo são os vídeos loucos e engraçados que as pessoas compartilharam nas redes sociais. Mas uma das partes mais importantes desta campanha foi que os participantes nomearam outras pessoas e as desafiaram para participarem. Isso garantiu que, depois que um apoiador fizesse sua doação ou jogasse água gelada em si mesmo, uma, duas ou mais pessoas fizessem o mesmo.

Se você quiser que sua campanha de mídia social tenha um elemento forte que a ajude a se tornar viral, peça aos participantes que se desafiem e desafiem a alguém. Se alguém qualquer pedir uma doação no Facebook é fácil para todos ignorarem a mensagem. Mas se um amigo o nomear especificamente para doar ou concluir um desafio, você se sentirá mais responsável por seguir adiante.

Use essas dicas para fomentar uma conversa saudável em sua comunidade e mobilizar pessoas para agirem. Uma das melhores coisas da mídia social é que ela é adaptável e está sempre mudando, então experimente novas estratégias ou até mesmo crie a sua própria. Você pode se surpreender com a forma como as campanhas de mídia social podem decolar.

Um exemplo de campanha foi a que fizemos para o Dia da Mulher, na qual os conteúdos foram adaptados para publicações no Facebook, Instagram e stories do Instagram. No processo de desenvolvimento dessa ideia, a ferramenta stories do Instagram mostrou-se uma grande aliada para a obtenção dos dados que ilustraram a campanha. A proposta foi gerar engajamento e compreender estatisticamente como determinadas situações aconteciam com diferentes mulheres no seu dia a dia e, a partir das conclusões tiradas com base nas informações obtidas pelos stories, foi possível executar a campanha bem-sucedidamente.

Para mais informações sobre a campanha do Dia Internacional da Mulher clique aqui.

*Fonte: Classy, traduzido e adaptado por Nossa Causa.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter