19.10

2015

7 dicas para as empresas no #diadedoar

Postado por

O dia 01 de dezembro será celebrado no mundo todo como o #diadedoar, o grande dia de incentivo à solidariedade. Nessa data, milhões de pessoas farão um gesto de doação, contribuindo com organizações da sociedade civil (o nome politicamente correto para “ONGs”), com dinheiro, tempo, produtos, etc. E, além de doar, também promoverão a conscientização, junto a seus amigos e conhecidos, da importância da solidariedade.

O #diadedoar é uma campanha que surgiu nos Estados Unidos em 2012, com o nome #GivingTuesday, e se espalhou pelo mundo. Já é realizada no Brasil desde 2013, e atualmente alcança todos os continentes, incluindo países como Quênia, Espanha, Nova Zelândia, Singapura, Israel e vários outros.

Nosso objetivo com o #diadedoar no Brasil é muito simples: promover a solidariedade entre as pessoas, incentivando a doação, para que o ato de doar se torne um hábito cultural, algo que o brasileiro passe a fazer naturalmente e com frequência.

Para que esse objetivo seja alcançado é necessário engajar na campanha não somente os próprios indivíduos, mas também as empresas. O Brasil conta, segundo o IBGE, com cinco milhões delas registradas, todas com grande capacidade de influenciar pessoas. Qualquer empresa pode se envolver no #diadedoar, pode mobilizar sua estrutura e seus funcionários para promover a solidariedade, ajudando da melhor forma que for possível.

Para estimular o engajamento das empresas com o #diadedoar, preparamos uma lista com sete simples dicas:

1 – Escolha uma organização da sociedade civil da sua comunidade e faça uma doação a ela, em nome da empresa, no #diadedoar;

2 – Faça uma pesquisa com seus funcionários para saber quem doa com regularidade para alguma ONG, e escolha, dentre elas, duas ou três para receber uma doação da empresa;

3 – Pergunte a seus funcionários quem doa com regularidade, ou quem faz trabalho voluntário todos os meses. Peça para eles contarem sua história e divulgue-as dentro da empresa para inspirar os outros e servir de exemplo positivo. No dia 01 de dezembro, publique uma notícia e use as redes sociais para divulgar as histórias mais inspiradoras;

4 – Desenvolva uma ação solidária com seus funcionários no dia 01 de dezembro: arrecade brinquedos para crianças carentes, leve sua equipe para fazer trabalho voluntário em uma organização da comunidade, etc;

5 – Divulgue o #diadedoar para seus clientes e fornecedores. Explique o que é a campanha e os convide a fazer uma doação no dia 01 de dezembro, e a divulgá-la usando a hashtag #diadedoar;

6 – Se quiser ter ainda mais impacto, faça um matching: escolha uma organização que vai receber a doação da empresa e divulgue para seus clientes e fornecedores que para cada um real doado por eles você vai doar mais um (e você pode colocar um teto para isso, 10 mil, 20 mil, 1 milhão de reais…);

7 – Doe parte faturamento no dia 01 de dezembro para alguma organização da comunidade. Essa é a dica com maior potencial de engajar pessoas e clientes: para cada real vendido por sua empresa, por exemplo, você doará outro real para uma ONG previamente indicada. Assim, seus clientes terão maior incentivo de consumir com você, pois saberão que estarão ajudando uma causa do bem.

Essas dicas, claro, são apenas sugestões, e quão mais criativa for a empresa no seu envolvimento com o #diadedoar, maior vai ser o impacto alcançado. E cada empresa pode – e deve – pensar sua própria ação!

Se a sua empresa já decidiu que vai participar do #diadedoar, fazer doações e espalhar a importância da solidariedade pelo país, então temos mais duas informações que é fundamental conhecer:

– Cadastre-se no site http://www.diadedoar.org.br. Lá tem todas as informações sobre a campanha, logomarcas, banners, etc., que podem ser usadas livremente (ninguém precisa pedir autorização para usar a logomarca do #diadedoar, por exemplo, desde que usado para a própria campanha). E é importante se cadastrar para dizer ao país que sua empresa está engajada, explicando como ela vai se envolver.

– Divulgue, divulgue, divulgue o #diadedoar e o que sua empresa vai fazer! Use a hashtag “#diadedoar” livremente nas mídias sociais, twitter, instagram, facebook, etc. Deixe seus clientes, fornecedores, funcionários cientes de que a empresa está participando da campanha, e que vai fazer uma ação solidária no dia 01 de dezembro. E, quando o #diadedoar efetivamente chegar, divulgue ainda mais!

No dia 01 de dezembro, nós queremos o país inteiro mobilizado pela causa da doação. Vamos mudar o país fazendo o bem, e dando o exemplo para milhões de brasileiros ao dizer que conseguimos ter impacto a partir da nossas próprias ações. Para isso acontecer, o envolvimento direto das empresas é fundamental.


JoãoPaulo-199x165

João Paulo Vergueiro, Diretor Executivo da ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos, administrador e mestre em administração, professor assistente na FECAP e Coordenador do Grupo de Excelência de Administração do Terceiro Setor, do Conselho Regional de Administração de São Paulo – abcr@captacao.org.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter